O Instituto Água e Terra (IAT), antigo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), definiu novo procedimento para desburocratizar o monitoramento de possíveis áreas contaminadas em empreendimentos armazenadores, distribuidores e revendedores de combustíveis. A mudança trará mais agilidade nos processos de licenciamento ambiental e renovação da Licença de Operação.
A partir de agora, os empreendimentos que comercializam combustíveis, como os postos de combustíveis deverão apresentar o Relatório de Monitoramento e Operação (RMO) conforme Resolução SEDEST nº 3/2020. O Estudo de Passivo Ambiental será exigido apenas em casos específicos e mais complexos quando houver contaminação de fato.
O Relatório de Monitoramento e Operação abrange o monitoramento do meio subterrâneo (solo e água) e avaliação das atividades e fontes potenciais de contaminação. Assim, possíveis vazamentos e impactos ao meio ambiente poderão ser previstos e mitigados.
Se seu empreendimento realiza venda, armazenamento ou distribuição de combustíveis (gasolina, etanol, diesel, etc) conte conosco para assessoria e execução das coletas de água subterrânea e solo, outros trabalhos de campo envolvidos, além da elaboração do seu Relatório de Monitoramento e Operação (RMO) ou Estudo de Passivo Ambiental.
Caso tenha alguma dúvida, estamos disponíveis em todas as cidades do Litoral Paranaense para te ajudar! Clique aqui para entrar em contato.
Até breve!
Comments