A concentração máxima aceitável (CMA) é um indicador que auxilia a tomada de decisão para o gerenciamento de uma área contaminada.
Esta etapa antecede a fase de remediação, auxiliando na determinação das metas e da melhor tecnologia para o caso em estudo.
A concentração (CMA) é calculada por meio de uma avaliação de risco e indica o limite de concentração na matriz ambiental (água, solo, etc) que acarretará níveis aceitáveis de risco à saúde humana para um cenário de exposição específico.
Para determinar uma CMA baseada em uma avaliação de risco é preciso ter conhecimento detalhado sobre o contexto da área contaminada:
- quais substâncias perigosas estão presentes no ambiente e em quais matrizes ambientais,
- quais são as premissas de uso e ocupação atual e pretendido para aquela área e
- quais considerações devem ser levadas em conta quanto às vias de exposição.
Cada substância química e cenário de exposição irá resultar em uma Concentração Máxima específica e por isso as metas de remediação não necessariamente serão as Concentrações Máximas Aceitáveis.
Para definir a meta de remediação e limpeza de um terreno é necessário realizar uma análise detalhada e personalizada do contexto a ser realizada pro profissional habilitado para esta decisão.
A MBD Consultoria e Engenharia Ambiental realiza estudos de Avaliação de Risco à Saúde Humana para áreas contaminadas em todo o Brasil.
Quer saber mais?
Fale com nossos especialistas no contato@mbdambiental.com.br
Comments