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Foto do escritormbdambiental

Entenda a suspensão da licitação da Ponte de Guaratuba

A ideia (e vontade) da construção de uma ponte na Baía de Guaratuba ligando os municípios de Matinhos e Guaratuba é antiga. O principal objetivo é facilitar o acesso ao município, principalmente em época de temporada.


Para chegar ao centro de Guaratuba, tendo Curitiba como referência, há dois principais acessos (acompanhe no mapa):


1. Pela BR-277:

O turista segue sentindo o município de Matinhos, passando pela PR-508 e termina a viagem pela balsa (ferryboat) que atravessa a Baía de Guaratuba.

Esse percurso totaliza cerca de 120km (Curitiba-Guaratuba).

Na alta temporada, mais de 400 mil veículos fazem a travessia de balsa.


2. Pela BR-376:

O turista segue em direção a Santa Catarina (Joinville), entra no município de Garuva e então o acesso se faz pela PR-412.

Esse percurso totaliza cerca de 130km (Curitiba-Guaratuba)

O acesso é o mesmo de quem segue para as praias e o porto de Itapoá em Santa Catarina.



Em 2019, foram realizados estudos para certificar a viabilidade técnica, econômica e ambiental da construção de uma ponte fazendo a conexão entre os dois municípios na Baia de Guaratuba.


Em 2020, após avaliar e selecionar previamente as empresas e consórcios mais bem qualificados interessados no projeto, o governo publicou um edital para selecionar via licitação o responsável pela elaboração de novos estudos antes da construção da ponte.


Novos estudos? Mas a viabilidade técnica, econômica e ambiental já não havia sido atestada? Sim, mas agora precisamos dos estudos ambientais exigidos pelo órgão ambiental e os projeto básico e executivo de engenharia, que apresentam de fato como será a construção da ponte.


Os estudos ambientais são requisitos do licenciamento ambiental e são necessários para avaliar os possíveis impactos, positivos e negativos, da construção da ponte sobre o meio ambiente. E meio ambiente não significa só a natureza da baia!


O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) abrange os impactos do empreendimento proposto (neste caso a ponte) na vida das pessoas (aspecto social), na economia local (aspecto econômica) e na fauna, flora e ecossistemas ali presentes (aspecto ambiental).


Assim, poderemos planejar o desenvolvimento do município de forma organizada e com uma visão do todo, garantindo a sustentabilidade da qualidade de vida das pessoas que moram em Guaratuba, em Matinhos e que visitam o local. 


Fonte: Agência Estadual de Notícias


Ok, mas e a suspensão do processo licitatório? A partir do EIA são definidas medidas e ações para diminuir os impactos negativos e potencializar os impactos positivos à vida das pessoas, à economia e aos ecossistemas. E a partir dessas conclusões é que o projeto da ponte deve ser desenhado.


No entender do Ministério Público, que entrou com o pedido de suspensão, e da juíza, que acatou tal pedido, deve-se esperar pelas conclusões do EIA e a fase preliminar do processo de licenciamento ambiental para então realizar o projeto executivo.



Agora conta pra gente quais impactos você espera que a futura Ponte de Guaratuba traga para os municípios e a população local?


Quer saber mais sobre os três aspectos do desenvolvimento sustentável? Acesse o post pela imagem abaixo.


Até breve!





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