Antes de mais nada, você sabe o que é RECICLAGEM ?
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos a reciclagem é um processo que transforma o resíduo em insumos (matéria-prima) ou novos produtos. Essa transformação envolve a alteração de propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas.
A PNRS definiu as prioridades para a gestão e gerenciamento de resíduos gerados no Brasil. Antes de encaminhar um resíduo para tratamento ou aterro, o gerador (nós, você, empresas, órgãos públicos etc.) deve priorizar outros caminhos de ação, e a reciclagem é um deles.
Então, qual é o produto mais reciclado no Brasil?
Segundo a Abralatas, desde 2004, anualmente quase 100% das latas de alumínio comercializadas no país são recicladas, elas também são as embalagens de bebidas mais recicladas no mundo!
O alumínio, obtido a partir do minério bauxita, é o metal mais abundante no planeta, e ainda assim, é a principal matéria prima do produto com o maior índice de reciclagem no planeta. Ou seja, não é porque temos um recurso em abundância que devemos deixar de reinseri-lo na cadeia produtiva. Esse metal pode ser encontrado em uma diversidade de produtos, em diferentes formas e usos. É um material leve, com alta durabilidade e de fácil manutenção.
Aqui no litoral, estamos sujeitos a maresia, por isso a resistência do alumínio a corrosão é uma característica muito importante. Ele é muito utilizado para fabricação de esquadrias, portas, cadeiras de praia, componentes de eletrodomésticos, utensílios e peças em geral.
E se nós não separassemos as latas de refrigerante e cerveja, para onde elas iriam? Direto para o aterro, diminuindo o espaço disponível e sua vida útil, ou, no pior cenário, iriam parar em rios e terrenos baldios... E o alumínio demora entre 100 a 500 anos para se decompor no solo!
Um dos principais fatores que contribuem para o grande número de latas e produtos de alumínio voltando para o ciclo produtivo é o alto valor agregado desse material, que significa a fonte de renda de milhares de famílias pelo Brasil. Isso demonstra não só a importância AMBIENTAL da destinação correta de resíduos como também a SOCIAL e a ECONÔMICA!
Agora, imagine não apenas as latas, como também vários outros materiais recicláveis (papel, plástico, vidro) sendo de fato reciclados e deixando de ir para aterros, rios e terrenos baldios!
O índice de reciclagem mundial atinge 69% para latas de alumínio, 43% para as garrafas PET e 46% para as garrafas de vidro.
O que nos faz pensar...
Por que não atingir a marca próxima de 100%
para outros materiais do nosso dia a dia
como embalagens de plástico, garrafas de vidro e caixas de ⁰papel?
Para que o processo de reciclagem funcione a peça mais importante
desse ciclo é você!
A primeira etapa é fundamental, ou seja, a separação dos diferentes materiais e resíduos pelo consumidor!
Como funciona o ciclo de um produto
>>> >>> >>>
Algumas curiosidades sobre o Alumínio:
> A reciclagem de um 1 kg de alumínio economiza a extração de quase 4 kg de bauxita.
> É necessário cerca de 75 latas de refrigerante e cerveja para chegar a 1 kg de alumínio.
> O alumínio é 100% reciclável e por um número ilimitado de vezes.
> Quase 75% de todo o alumínio já produzido continua em uso até o presente.
> A reciclagem de alumínio economiza 95% de energia necessária para produzi-lo.
> O Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio é comemorado em 28 de outubro.
Nos próximos capítulos da Série Reciclagem a MBD Ambiental irá continuar a te contar mais sobre a reciclagem de materiais. Não perca!
Até breve!
Comentarios