top of page
Buscar
Foto do escritormbdambiental

O que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)

resíduos sólidos > gerenciamento de resíduos sólidos > plano de gerenciamento de resíduos sólidos - PGRS

Os resíduos sólidos são produzidos diariamente pelo seres humanos, são materiais e produtos que restaram de alguma atividade em sua residência, no preparo de refeições, nas limpeza de jardins, na construção de uma casa ou edifício, em consultórios e hospitais, em escritórios, na agricultura, em oficinas, em indústrias etc.


Os resíduos são divididos em grupos conforme suas características físicas, químicas e biológicas, potencial para tratamento ou recuperação, formas de manejo entre outras especificações.



O gerenciamento de resíduos sólidos é um conjunto de ações realizadas nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e/ou destinação final de resíduos que garantem o seu manejo adequado, um menor impacto à qualidade ambiental e à saúde humana.





No Brasil existe uma Lei que trata diretamente sobre esse assunto, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12305/2010), que deve ser cumprida em todo o território brasileiro. A Lei de Resíduos Sólidos estabelece a ordem de prioridade para o gerenciamento de resíduos:


  1. Não geração de resíduos

  2. Redução da geração de resíduos

  3. Reutilização de resíduos

  4. Reciclagem de resíduos

  5. Tratamento de resíduos

  6. Disposição final de rejeitos


O plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) é um documento que deve ser elaborado por um responsável técnico devidamente habilitado e reúne informações sobre o diagnóstico de resíduos gerados no estabelecimento, os responsáveis por cada etapa do manejo, os procedimentos operacionais conforme as normas técnicas, ações preventivas e corretivas para casos de acidentes e gerenciamento inadequado, medidas para sanar passivos ambientais, metas e procedimentos relacionados ao cumprimento da legislação vigente federal, estadual e municipal.


O plano de gerenciamento de resíduos sólidos deve ser atualizado sempre que houver modificações significativas no gerenciamento de resíduos e pelo menos a cada ano ou renovação de licença ambiental.


Quando a atividade está dispensada de licenciamento ambiental o plano deve ser aprovado pela autoridade municipal.


A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece quais empresas (empreendimentos e atividades geradores de resíduos) são obrigados a elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS.


Saiba se você está dentro dessa lista no próximo post!


 

Precisa de consultoria ou assessoria para

o gerenciamento de resíduos sólidos?

Entre em contato com a MBD Ambiental aqui!

Consultoria e Assessoria Ambiental no Litoral do Paraná

 










Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page