Os equipamentos eletroeletrônicos são feitos para durar por muitos anos, e quando um deles estraga e não tem mais conserto fica a dúvida: onde e como descartar ?
Como possuem características diferentes dos resíduos que estamos acostumados a gerar em nossas casas, e podem conter substâncias perigosas (como metais pesados), esses aparelhos devem ser descartados de maneira diferenciada.
Os resíduos eletroeletrônicos podem ser divididos em quatro categorias:
Linha Branca: geladeiras, freezers, máquinas de lavar, fogões, condicionadores de ar, microondas e afins;
Linha marrom: TV’s, DVD’s, CD’s, aparelhos de som e demais aparelhos de projeção e som;
Linha Azul: pequenos eletrodomésticos como batedeiras, secadores, liquidificadores, ferros de passar e afins;
Linha verde: microcomputadores, laptops, celulares, tablets e afins.
Equipamentos eletroeletrônicos quando descartados em qualquer lugar oferecem riscos à saúde da população e podem causar danos como poluição, degradação do solo e da água.
O consumidor e as empresas geradoras desse tipo de resíduo tem papel importante para garantir que a impressora sem uso, a geladeira estragada, os cds e outros produtos eletroeletrônicos sejam destinados corretamente. A legislação ambiental estabelece formas diferentes para descarte se o gerador for um consumidor doméstico ou uma empresa.
Empresas e estabelecimentos
Atividades comerciais, de serviços e industriais são responsáveis pelo descarte de todo os seus resíduos e devem elaborar um plano de gerenciamento de resíduos com um profissional habilitado e contratar uma empresa terceirizada para dar destino aos resíduos eletroeletrônicos e outros gerados em seu estabelecimento.
A MBD Consultoria e Engenharia Ambiental elabora Planos de Gerenciamento de Resíduos e de Logística Reversa além de oferecer auditoria de destinos finais, garantindo assim o cumprimento da legislação ambiental.
Entre em contato com nossa equipe para solicitar um orçamento, fale com a gente pelo contato@mbdambiental.com.br ou diretamente no whats app (41) 2152-8200
Consumidores Domésticos
No caso dos consumidores domésticos, esses tem a responsabilidade de levar os resíduos aos locais apropriados.
Os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes oferecem pontos de entrega voluntária que fazer parte da logística reversa para receber de maneira gratuita os eletroeletrônicos descartados pela população em suas residências.
A primeira coisa a fazer é verificar se a loja onde você comprou o produto é também um ponto de entrega voluntária. Vários supermercados e grandes lojas recebem de volta celulares, televisores, baterias etc sem custo.
Além dos pontos de entrega voluntária, é possível verificar se existem empresas na sua região que recebem esse material de maneira gratuita e fazem a correta destinação. É importante verificar se esses estabelecimentos possuem licença ambiental para fazer tal atividade.
Atenção, entre os dias 30 de maio e 3 de junho de 2022, os consumidores domésticos podem destinar esses resíduos eletroeletrônicos nas unidades do Instituto Água e Terra, sem custo.
No litoral do Paraná o endereço de recebimento é a sede do ERLIT na Rua Benjamin Constant, 277, Oceania em Paranaguá.
Confira outros endereços de recebimento neste link.
Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!
Fonte da imagem deste post: