Nesta época do ano é comum o aparecimento de pinguins no Litoral do Paraná, segundo a AEN, mais de 30 pinguins foram registrados no Estado só no mês de junho, mas a maioria já encalha morta. Atualmente, 15 aves estão em atendimento médico no Centro de Reabilitação de Fauna Marinha da UFPR.
E você sabe o que fazer se encontrar um pinguim no seu passeio à praia?
Fonte imagem: AEN
O órgão ambiental estadual, Instituto Água e Terra (antigo IAP), indica que a principal ação é procurar o atendimento dos órgãos competentes. O Centro de Reabilitação de Fauna Marinha da UFPR tem toda a estrutura necessária para que os pinguins possam voltar ao mar e retomar a sua rota de migração. O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar do Paraná, as Guardas Municipais do Litoral e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente também compõem a rede capacitada para atender e auxiliar no resgate desses animais.
Siga às recomendações dos órgãos ambientais:
1. Acione imediatamente os órgãos capacitados!
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) conduzido pelo IBAMA é executado no trecho entre Guaratuba e Guaraqueçaba pela UFPR.
A equipe está disponível para resgates das 7h às 18h e atende pelos telefones
0800 642 33 41 ou (41) 992138746.
2. Isole a área e proteja a ave marinha de ataque de animais domésticos e da ação de curiosos.
3. Nos casos em que o pinguim se encontra muito debilitado, sem nenhuma reação à aproximação e sem conseguir se mover, é indicado, com cuidado e atenção, enrolá-lo em uma toalha seca e mantê-lo em uma caixa de papelão até o resgate especializado chegar.
"Ao contrário do que em geral as pessoas pensam, os pinguins fogem do frio. É importante mantê-los aquecidos para evitar uma hipotermia”, explica Camila Domit, coordenadora do Centro de Reabilitação de Fauna Marinha na UFPR.
O Centro de Reabilitação de Fauna Marinha da UFPR
também atende outros animais!
Caso você aviste uma tartaruga, golfinho ou ave marinha morta ou debilitada nas praias do Paraná entre em contato 0800 642 33 41 !
Fonte imagem: Perfil @lecufpr no Instagram
Commentaires