top of page
Buscar
Foto do escritormbdambiental

Época de seca significa atenção redobrada com incêndios

Nesta época do ano, a partir do outono e até o inverno, é natural a diminuição no volume e frequência de chuvas, e por isso, o tempo fica mais seco. Além disso, segundo o Simepar, que monitora as condições do tempo no estado desde 1997, todo o estado do Paraná vem registrando um déficit de chuva nos últimos meses. Guaratuba está entre os municípios com a maior diminuição de chuvas em relação a média histórica, com uma redução de 22,7%.


Essas condições climáticas, aumentam a possibilidade de incêndios e de propagação das chamas. No mês de março, foram registrados pelo 8º Grupamento de Bombeiros 15 focos de incêndio em vegetação em Guaratuba e 6 em Pontal do Paraná, que são muito acima dos números dos anos anteriores para o mesmo período.


Segundo o Corpo de Bombeiros, incêndios e queimadas podem se iniciar de maneira espontânea por conta das condições climáticas, mas também devido a ação irresponsável da população.


Você sabia que uma simples bituca de cigarro em contato com a vegetação rasteira pode ser a origem de um grande incêndio? A queima de lixo ou mesmo aquela com o objetivo de limpar uma pequena área podem se alastrar e atingir uma dimensão muito maior do que a prevista. E os danos podem ser irreversíveis, nosso cuidado e atenção devem ser redobrados!


Além do risco à saúde de moradores sujeitos a respirar ar com materiais particulados, as queimadas podem atingir propriedades e bens materiais, como casas de moradores locais ou veranistas. Não podemos esquecer que o fogo pode destruir um dos maiores patrimônios do nosso Litoral Paranaense, os remanescentes de vegetação nativa e áreas em recuperação da nossa belíssima Mata Atlântica. De qualquer forma, queimar lixo e provocar incêndios em mata são crimes ambientais e proibidos pela legislação!


Então fique atento se avistar fumaça e siga as orientações dos bombeiros para evitar incêndios em vegetação:


- Nunca jogue pontas de cigarros nas rodovias ou em locais inapropriados;

- Não abandone objetos de vidro, metal e outros que por ação da temperatura elevada possa superaquecer;

- Evite fazer fogueiras, pois as fagulhas podem ser levadas pelo vento e espalhar as chamas;

- Não faça queimadas;

- Não solte fogos de artifícios próximos de reservas florestais ou vegetação seca;

- Não solte balões;

- Não queime seu lixo, use o sistema de coleta apropriado;

- Se avistar fumaça suspeita em áreas florestais ou terrenos informe o Corpo de Bombeiros (Disque 193).


 

Atualização 26/06/20: A Polícia Civil informou que entre março e junho instaurou 90 procedimentos para investigação de crimes de incêndio florestal, emissão de fumaça e destruição de vegetação nativa em Guaratuba. Desses, 54 já foram identificados, sendo que 32 foram concluídos e encaminhados para o Poder Judiciário.


Em caso de flagrante de incêndio ou queimada:

Acione imediatamente a Polícia Militar (190) ou o Corpo de Bombeiros (193).


 

Até o próximo post!



Fonte Imagem: PMPR


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page